Image Map

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sucuri-verde



Você já assistiu a um filme chamado ‘‘Anaconda’’? Que tal aprender a lidar com o abraço desse réptil gigantesco e ao mesmo tempo saber inúmeras informações sobre ele?
Leia abaixo tudo o que você precisa saber a respeito da sucuri-verde:


Distribuição geográfica: Elas são encontradas na América do Sul, especificamente no Brasil. As de maior porte, porém, podem ser encontradas na Amazônia pelo fato de lá ser o habitat perfeito para a sobrevivência da espécie, ou seja, planícies pantaneiras.

Hábitos alimentares: As sucuris se alimentam basicamente de todo tipo de animal, sejam eles vertebrados, aquáticos ou terrestres. 

Hábitos e comportamento: A sucuri-verde ou anaconda é considerada a maior serpente do mundo. São animais muito agressivos e dão botes quando sentem-se ameaçados. Essas serpentes  são semiaquáticas, por isso podem ser encontradas em corpos hídricos Amazônicos. São predadores oportunistas: se aproximam das presas lentamente, e quando as vítimas estão nas margens bebendo água, as sucuris atacam na região do pescoço. Feito isso, ela se envolve no corpo do animal e, juntamente com seus fortes músculos, o aperta até a morte.
Depois de sua refeição, a sucuri-verde pode passar semanas digerindo o alimento, e para isso ela procura locais mais aquecidos que os de costume, como por exemplo as margens dos corpos hídricos.
A sucuri-verde tem hábitos noturnos e crepusculares. Ela pode viver até os 30 anos e os machos da espécie são menores que as fêmeas.

Forma de reprodução: O acasalamento ocorre anualmente no período do outono. As sucuris são vivíparas e geralmente têm de 20 a 30 crias. A gestação dura cerca de 7 meses. Os filhotes são muito frágeis e fáceis presas, por isso poucos sobrevivem até a idade adulta.


Curiosidades:
·         Mas afinal, como lidar com o ‘abraço’ da sucuri-verde?
1.    Fique longe de rios rasos.
2.    Se for atacado e a sucuri te apertar, não expire! Toda vez que você expirar, ela vai te apertar cada vez mais, impedindo assim a sua captação de oxigênio.
3.    Para a sucuri te soltar, basta morder sua cauda o mais forte possível.
4.    Se morder não adiantar, basta pegar uma pedra ou qualquer outro objeto por perto e bater nela: ela procurará uma vítima mais fácil e consequentemente irá te soltar.
Ø  Porém, normalmente as sucuris procuram evitar o contato com os seres humanos. Por conta de seu tamanho, a sucuri atribuiu a fama de “comedora de homens” mesmo sendo a maioria das historias fictícias. Por isso, não se preocupe. Quando avistar uma sucuri-verde não mate-a, ela não te fará mal nenhum, a não ser que ela se sinta ameaçada.
·         Em 1997 foi lançado um filme norte-americano com o gênero terror chamado “Anaconda”. Esse filme é uma das causas do medo que algumas pessoas dessa serpente.
·         O maior predador das sucuris são os humanos, seja por medo da serpente ou por interesse comercial (sua pele é muito valiorizada).


Fontes:
Julho de 2014
Lara, Celso e Tiago.