Image Map

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Animais do PETAR (Onça-pintada e Mono-carvoeiro)

O PETAR
Localizado no sul do Estado de SP, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, está o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Parque com mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos... é realmente um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.
No Petar você irá encontrar várias espécies de aves, mamíferos de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e palmito juçara. Além é claro de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas.´

________________________________________________________________________
ALGUNS ANIMAIS DO PETAR, SÃO:
Onça Pintada
Reino: Animalia 
Filo: Chordata 

Classe: Mammalia 
Ordem: Carnivora 
Família: Felidae 
Género: Panthera 



Alimentação: A onça pintada é uma espécie carnívora e alimenta-se, principalmente, de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. Come também peixes que ela mesma captura em rios, pois possui a capacidade de nadar
Reprodução: O acasalamento da onça pintada ocorre em qualquer época do ano e a fêmea costuma gerar de 1 a 4 filhotes por ano. Quando nasce, o filhote costuma pesar 1 kg aproximadamente.

Distribuição geográfica: Esta espécie mamífera habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até a Argentina. Esta presente em grande quantidade nas matas e florestas tropicais do Brasil.

Curiosidades:
-Possui mandíbulas muito fortes e, por isso, atacam suas vítimas mordendo na região do crânio
-A expectativa de vida desta espécie (vivendo de forma selvagem) é de 12 anos aproximadamente. Em cativeiro, a onça pintada pode passar de 20 anos.
-Para caçar, as onças preferem o período da noite.
Outras características:
Período de gestação: 95 a 110 dias
Comprimento: em média 1,80 m (macho) e 1,40 m (fêmea)
Peso:  aproximadamente 100 kg
Cor: mesclada de amarelo, preto e branco
Altura: aproximadamente 80 cm
________________________________________________________________________

Mono carvoeiro
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Atelidae
Género: Brachyteles
Espécie: B. arachnoides


Alimentação: Levando-se em consideração que a dieta do mono-carvoeiro é constituída principalmente por folhas maduras e imaturas de árvores e epífitas, é possível que haja uma preferência por ambientes com alta produtividade foliar.
Reprodução: São polígamos com um sistema de acasalamento altamente promíscuo. As fêmeas começam a reproduzir após os sete anos de idade, com intervalos de aproximadamente 34 meses entre partos. A migração de indivíduos entre grupos se dá entre as fêmeas.

Distribuição geográfica: A área de distribuição original do mono-carvoeiro se estendia do sul do estado da Bahia até São Paulo, incluindo os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com possibilidades de ocorrência de algumas populações no norte do Paraná.

Habitos e comportamento: A espécie ocupa matas ombrófilas densas da região costeira e também florestas semidecíduas do interior, principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo. O hábitat preferencial do mono-carvoeiro, se encontra em florestas entre 600 e 1.800 metros de altitude. Pode ser encontrato habitando matas primárias e secundárias ao longo de sua área de distribuição, com boa capacidade de explorar áreas florestadas bastante degradadas. O mono-carvoeiro encontra-se gravemente ameaçado de extinção, sendo classificado como alto risco pela USDI e IUCN. São três os principais fatores que ameaçam a sobrevivencia da espécie: a fragmentação do seu habitat natural, com a destruição das florestas, a caça indiscriminada do animal para comerialização ilegal e a baixa taxa de reprodução da espécie.

Curiosidades:
É o maior primata do continente americano e o maior mamífero endêmico ao território, sendo que os machos podem atingir até 15kg. A espécie é a única representante do gênero, possuindo relações filogenéticas mais próximas com os macacos-aranha e os macacos-barrigudos.
É um animal dócil, de pelagem bege espessa e macia, com anel de pêlos mais claros ao redor da face. Não possui polegar. A coloracão da pele da face, das mãos, pés, planta da cauda e do escroto é preta. Os machos tem caninos consideravelmente mais longos que as fêmeas. De braços e pernas longos e finos, gosta de se balançar nas árvores segurando-se apenas pela cauda, que é preênsil .De ventre bastante protuberante, chega a pesar mais de 12 kg, quando adulto. Pode medir até 1,5 m, com uma cauda de comprimento variando entre 0,67 m e 0,84 m.


Agosto de 2014

Ana, Lucas e Narciso

0 Comments:

Postar um comentário