Image Map

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Gavião-Real

Classe: Aves
Ordem: Falconifomes
Família: Accipitridae
Nome científico: Harpia harpyja
Nome Popular: Gavião-real ou harpia


Hábitos e Comportamentos
Vivem isolados, mas se unem aos casais para a procriação. Seu canto é assobiado, forte e bem audível à distância. Preferem o pouso entre a vegetação e não o topo da copa das árvores.

Alimentação
É predador de mamíferos e também répteis, embora mais raramente. Entre os mamíferos, preferem os macacos, as cotias, as preguiças, os gambás, os juparás, o tamanduá e o ouriço de pêlo duro. A caçada que realiza é impressionante, especialmente quando se dispõe a capturar um macaco, pois os membros da família desses símios se apavoram e se abrigam entre os emaranhados cipoais, e fazem um vozerio de alarme bastante expressivo, notando-se os galhos das árvores balançam 

Localização Geográfica
América tropical, desde o México, América Central e todos os países da América do Sul, com exceção do Uruguai e Chile. Na atualidade, é possível que muitos outros países não mais a possuam, pois a maioria das grandes florestas em que viviam está sendo totalmente destruída.

Curiosidade
Tem um crescimento populacional muito lento. Este fato, associado à destruição de grandes áreas florestais e à caça indiscriminada, a torna uma das espécies mais ameaçadas de extinção em nosso País.

Reprodução
 Se unem em casais para a procriação, tendo entorno de 3 filhotes, que cometem canibalismo pois são agressivos e territoriais desde pequenos

Junho de 2014
Neil, Vinicius e Henrique

terça-feira, 17 de junho de 2014

Flamingo

 Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Phoenicopteriformes
Família: Phoenicopteridae
Nome cientifico: Phoenicoparrus andinus
Nome popular: Flamingo



Habitat: Lagunas rasas e salobras sem vegetação e beira da mar.

Hábitos alimentares: São onívoros, mas comem principalmente larvas, moluscos, pequenos crustáceos e algas.

Distribuição Geográfica: Os Flamingos são encontrados principalmente na América do Sul (a maior parte no Chile) já foram documentadas no Brasil, na região sul e também no Acre.

Reprodução: Os Flamingos são uma espécie monogâmica  que acasala com o mesmo individuo por toda vida.
As posturas são quase sempre de um ovo, excepcionalmente de 2 ovos.
A incubação dura de 28 a 31 dias.

Hábitos e comportamento: Vivem em grandes bandos, são aquáticos, são diurnos e noturnos. O Flamingo dorme imóvel (vejam na imagem).
As pernas longas demonstram sua adaptação aos hábitos alimentares, pescam com o longo pescoço.




Curiosidades:
- Vivem aproximadamente 40 anos.
- Flamingos são Fenicopterídeos, ou seja, tem 3 grandes dedos na frente. (vejam na imagem)
- Tem uma extensão de aproximadamente 90 cm a 150 cm, podendo alcançar 1,5m e pesar 1,8Kg.
-O macho é sempre maior que a fêmea.



Junho de 2014
Grupo: Lucas, Ana e Narciso

Hiena


Nome Cientifico: Crocuta crocuta
Filo: Chordata
Classe: Mamalia
Ordem: Carnívora

Localização Geográfica
A hiena é uma animal que vive principalmente nas savanas da África ou em lugares planos e quentes como o oeste da Ásia.

Reprodução
A gestação das hienas dura entre 98 100 dias. Geralmente sua ninhada é de 2 filhotes, raramente 3 e costumam matar um as outros por território.

Alimentação
Sua alimentação é basicamente carcaça e ossos de outros predadores, mas se sentir ameaçada pode atacar animais maiores ou até o ser humano.

Características
Elas vivem em grupo de 40 a 100 animais. Diferentes dos outros mamíferos que vivem em grupo a sociedade das hienas é matriarcal ou seja é dominada pelas fêmeas que são mais agressivas que os machos.
As henas possuem um canal vaginal muito grande chegando a cerca de 20cm, alguns filhotes morrem sufocados as vezes pelo tamanho.

Algumas pessoas chegam a pensar que a vagina da hienas é o pênis do macho.


Junho de 2014
Neil, Henrique e Vinicius

Golfinho-nariz-de-garrafa


Você sabia que os golfinhos dormem com um olho aberto?


Leia abaixo o porquê desse fato e inúmeras outras informações e características sobre o famoso golfinho-nariz-de-garrafa.

 Hábitos e comportamento: Essa espécie é conhecida pela inteligência e por viverem unidos em grupos. Em regiões costeiras, os golfinhos-nariz-de-garrafa formam grupos de até 10 indivíduos, porém, quando estão em alto mar, esse número cresce para 25.

 Assim como outros golfinhos, eles também se comunicam uns com os outros através de sons e linguagens corporais. São animais muito brincalhões: gostam de seguir embarcações e saltar vários metros para fora da água.

 Esses mamíferos aquáticos são considerados excelentes nadadores porque podem realizar mergulhos profundos de até 300 metros e nadar a uma velocidade de 20km/h.

 Mas afinal, por que o golfinho nariz-de-garrafa e outras espécies golfinhos dormem com apenas um olho aberto?

 Ora, é muito simples: os golfinhos são capazes de descansar uma metade de seu cérebro deixando a outra metade ativa. Dessa forma ele adormece um lado de cada vez. Esse ''meio cochilo'' se dá por conta da necessidade de estarem semiconscientes para respirarem, pois, afinal são mamíferos e precisam retornar a superfície para efetuarem a hematose. Caso durmam profundamente, morrerão sufocados.

 Por outro lado, a condição de dormirem com um olho aberto, permite que eles permaneçam em alerta em caso de perigo.

 Distribuição geográfica: Os golfinhos-nariz-de-garrafa adoram águas quentes e rasas, por esse motivo são encontrados em todos os mares do planeta, excerto nos polares.

 Hábitos alimentares: Os golfinhos-nariz-de-garrafa se alimentam (dependendo da região) de peixes pequenos, lulas, polvos e crustáceos.  

 Forma de reprodução: O namoro acontece entre os meses de março e abril. Nesse período o macho encontra a futura mãe de seu filhote. 

 O período de gestação dura 12 meses e a mãe tem apenas uma cria por vez. Depois de dar a luz, a fêmea fica de dois a três anos sem engravidar.

  Curiosidades: 

  •  Infelizmente os golfinhos já estão sofrendo risco de extinção, em muitos locais eles são capturados para servirem de comida. Já em outros, eles são capturados com a intenção de serem mantidos em cativeiros. Essa "facilidade" de serem pegos se dá por conta de serem consideravelmente dóceis a ponto de se aproximarem dos humanos.
  • O afeto entre a mãe e a cria é muito forte. Já foram vistas cenas muito chocantes, como por exemplo, mães trazendo seus filhotes já mortos para a superfície com esperança de ressuscita-los.  
  • O golfinho-nariz-de-garrafa também pode ser chamado de Flipper por conta de um seriado da década de 60. 



Junho, 2014
Lara, Tiago e Celso.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Girafa

Girafa


Habitando praticamente todo o continente africano, desde o sul do deserto Saara até a província do Cabo, com exceção das florestas tropicais, a girafa, conhecida cientificamente como Giraffa camelopardalis é um animal que costuma passar a maior parte do tempo em atividade. Quando o calor é muito intenso, no entanto, elas procuram se abrigar na sombra das árvores. Durante à noite, quando a temperatura fica mais amena, a atividade da girafa volta a se intensificar. É nesse período que o animal costuma sair à procura de alimento.
As girafas dormem apenas duas horas por dia (mais ou menos), geralmente em pé e, só em ocasiões muito especiais, quando se sentem completamente seguras, se deitam ao chão para descansar.

Forma de reprodução: 
A gestação da fêmea dura de 420 a 450 dias. Nasce apenas um filhote por vez. As girafas não se deitam para dar a luz, ao nascer o filhote despenca de 2 metros de altura.

Hábitos alimentares:
 É herbívora. Come frutas e folhas. Seus pescoços compridos ajudam a girafa a conseguir o alimento nas copas das árvores.

Curiosidades:
∞ As pernas de 2 metros da girafa podem desferir um coice capaz de matar um leão. É a patada mais forte do reino animal.

∞ Quando estão apaixonadas, as girafas cruzam seus pescoços.


Extinção:
Especialistas em conservação animal advertiram que as girafas podem ser extintas nas próximas décadas se não for interrompida a tendência de queda de sua população, que diminuiu 43% em 14 anos.
A agricultura, os assentamentos e a destruição dos campos são os motivos principais da queda na população do animal mais alto do mundo.

Fontes:
http://www.zoologico.sp.gov.br/mamiferos/girafas.htm 
http://www.girafamania.com.br/girafas/girafa_costume.html
http://www.terra.com.br/criancas/bichos/girafa.htm
http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/populacao-de-girafas-cai-43-cientistas-alertam-para-extincao,241a49fb566c0410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html


Junho de 2014
Júlia, Gustavo e Rafael


Canguru

Dados Científicos:
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem : Diprotodontia
Família: Macropodidae
Gênero: Macropus


Macropus giganteus, também conhecido como canguru, é muito encontrado nas planícies da Austrália. Podem atingir 1,40 metros de altura, é a maior espécie entre todos os marsupiais, ou seja, mamíferos cujas fêmeas tem uma bolsa no ventre, conhecida como marsúpio, onde seus filhotes se desenvolvem.

Forma de Reprodução: Quando a mãe canguru está prestes a dar à luz, ela deita de costas no chão. É nesta posição que o filhote nasce, com apenas 2 centímetros, ainda em estágio embrionário. O filhote aproveita a posição da mãe e escorrega para a bolsa, ou marsúpio.
            Geralmente a gestação dura de 30 a 40 dias. Na bolsa, o filhote se alimenta pelo mamilo e completa o desenvolvimento depois de 200 dias.
            Nas fêmeas ( por serem marsupiais ) há duas vaginas, ou seja, a reprodução é dupla.

Alimentação: Consiste em frutas e vegetais.

Comportamento: Os cangurus vivem em bandos de 10 a 15 indivíduos, chefiados pelo mais velho de todos. Exclusivamente herbívoro, não é perigoso se ninguém o ameaça, mas quando encurralado, da boas mordidas e da coices com as patas traseiras. Não sendo caso de vida ou morte, opta por uma fuga rápida.

Fontes:
- brasilescola.com
- tudobiologia.com
- infoescola.com
- biomania.com.br

Junho de 2014
Grupo: Ana, Narciso e Lucas

Tigre-de-Bengala


 O tigre de bengala, ou Panthera tigris, é um dos maiores felinos, tendo dentes de até 10cm e garras de até 8cm. Ele pode chegar a 1m de altura, pesar 300kg e ter comprimento de 1 a 3 metros. Infelizmente o tigre de bengala corre risco de extinção pela caça predatória e destruição do habitat natural.

Hábitos de comportamento:
Os tigres são muito territoriais, os machos dominam uma área de 60 a 100km², enquanto as fêmeas uma área de 20km². No território dos machos há territórios de fêmeas, para ocorrer o acasalamento.

 Reprodução:
A gestação de uma fêmea dura em média 108 dias, nascem de 1 a 4 filhotes por ninhada. Quando os filhotes crescem e vão em busca de seu território, a mãe entra no cio novamente. Os tigres são vivíparos, ou seja, se desenvolvem no útero, sem ovo, dentro da placenta da mãe.

Distribuição geográfica:
Os tigres podem ser localizados no Nepal, Butão, Bangladesh e principalmente na Índia.

Alimentação:
A sua alimentação é variada, inclui desde pavões-rei, macacos, javalis até antílopes e búfalos. Os tigres caçam a noite para evitar situações adversas com os humanos.

Curiosidade:
*Dentre todas as subespécies de tigre, os tigre de bengala sã a mais numerosa.
*A força de sua mordida é a a mais forte entre os felinos.
*Vivem em média 20 anos.
*Possuem manchas brancas atrás das orelhas que ajudam outros tigres a identificá-los na escuridão.

Fontes:
animaisemextinção11.blogspot.com.br
terra.com
estudodosanimais-danny.blogspot.com.br


Junho de 2014
José, Thomás e Catarina



Jumento

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Perissodactyla
Família Equidae
Gênero Equus
Espécies Equus asinus (jumento)
               Equus cabalus (égua)

Jumentos e muares (bardoto, burro e mula) são animais resistentes, de porte médio a pequeno e com orelhas de tamanho grande - sendo maiores as dos primeiros. Jumentos possuem menor estatura que mulas e burros, e possuem mais pelos. Esses indivíduos podem viver por até 40 anos, embora no Brasil a expectativa seja bem menor: aproximadamente 15 anos,

Distribuição geográfica: São encontrados em todas as regiões do mundo exceto nas regiões polares.

Alimentação: Os jumentos possuem hábitos alimentares herbívoros.

Tempo de gestação: Em média 365 dias.

Origem: É originário do Norte da África.

Altura: Em média 1,70 metros.

Comprimento: Em média 2,60

Peso: Até 400 kg

Curiosidade: O jumento é citado em documentos históricos, como a Bíblia, evidenciando que é um animal que tem contato com a espécie humana desde os tempos mais remotos. Durante séculos foi meio de transporte, animal de estimação e, até mesmo, era dado como herança, como um bem valioso.



Junho 2014
Grupo: Bruno,Davi e Gabriel